Seu filho está preparado para o mercado de trabalho?

Mudanças constantes estão afetando o mercado e, a cada dia, elas se tornam mais profundas. Por isso, é necessário estar qualificado para ter uma vantagem competitiva. A formação profissional do jovem garante a ele um lugar na sociedade e uma posição no mercado de trabalho. Estão mudando as habilidades exigidas no mercado de trabalho. O jovem precisa de uma formação profissional para competir no mercado. Atividades como praxe, jogos e cursos na internet não ajudam a garantir um bom emprego. O seu filho precisa ter qualificações para conseguir a vaga desejada. O Colégio Programar oferece cursos profissionalizantes gratuitos para treinar jovens para o mercado de trabalho! Venha fazer parte da nossa equipe!
Você sabe de que tipo de emprego o seu filho precisa?
A primeira coisa que você precisa fazer é ter uma ideia clara do tipo de emprego que seu filho deseja. A grande maioria dos pais sabe o que desejam para seus filhos, mas quando eles tentam descrevê-lo, têm dificuldade em definir a área específica.
Empregadores também não sabem o que é: “Empreendedorismo” pode significar muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, dependendo da visão delas sobre como gerar riqueza. Se você tem essa visão de empreendedorismo como um projeto pequeno empresarial envolvendo recursos próprios e mão de obra familiar, então precisa encontrar um trabalho no qual isso seja possível. Se sua visão apenas inclui investimento próprio e mão de obra familiar (ou parcela do “conteúdo” do negócio), então você está aberto às grandes corporações e a corporações menores que reconhecem valor no trabalho feito por estudantes universitários aprendizes e/ou voluntários experientes: Claro! Este último grupo inclui muitos postos de trabalho atualmente – como jornalistas locais ou correspondentes especiais em campanhas políticas – bem com ou sem experiência anterior na indústria
Você sabe o que será exigido no mercado de trabalho do futuro do seu filho?
É importante estar preparado para o futuro. Precisamos saber o que o futuro reserva, e isso significa saber quais habilidades serão necessárias, saber o que o mercado de trabalho exigirá, saber como será o mercado de trabalho e saber do que ele precisa.
Se seu filho não sabe essas coisas agora, ele ou ela pode começar a aprender sobre elas agora, para que esteja pronto para quando as mudanças ocorrerem em suas vidas mais tarde.
Estão mudando as habilidades exigidas no mercado de trabalho.
Profissionais qualificados são aqueles que têm um bom desempenho no mercado de trabalho e conseguem encontrar emprego rapidamente. Esta qualificação se baseia em habilidades profissionais geralmente relacionadas à capacidade de comunicação, trabalho em equipe e produtividade.
Em um estudo feito pela Universidade do Texas-Austin na década de 1990, descobriu-se que profissionais qualificados são mais propensos a obter um salário mais alto do que profissionais não qualificados. O estudo também apontou que os cargos desempenhados por essas pessoas eram maiores do que aqueles dos demais participantes da pesquisa.
O jovem precisa de uma formação profissional para competir no mercado.
Ter uma qualificação é um fator importante quando se trata de conseguir trabalho. No entanto, é importante ter em mente que nem todas as qualificações são igualmente valiosas. Por exemplo, um diploma em engenharia ou direito será muito mais útil para encontrar emprego do que um em psicologia ou história da arte.
O tipo de qualificação que você escolhe também deve depender do tipo de trabalho que você quer fazer: se o seu sonho é ser médico, então faz sentido você estudar medicina; se o seu sonho é ser ator, então ir para a escola de atuação pode ser mais apropriado do que a faculdade de medicina (embora ambas sejam excelentes escolhas). Se nada mais e independentemente do campo em que estão interessados em trabalhar, todos os jovens devem ter algum tipo de treinamento formal simplesmente porque isso lhes dá habilidades que lhes permitem ganhar dinheiro mais tarde – e como a independência financeira é algo que a maioria das pessoas luta durante suas vidas como adultos, mas poucos alcançam plenamente antes que a morte tenha seu preço em todos nós…
Atividades como praxe, jogos e cursos na internet não ajudam a garantir um bom emprego.
Seja você pai ou não, há uma coisa que você sabe com certeza: seus filhos vão aprender fazendo. Mas e se eles não estiverem aprendendo da maneira certa? E se as habilidades profissionais que seu filho ou filha precisam ter para ter sucesso não estão sendo ensinadas em sala de aula, mas sim por meio de atividades extracurriculares?
Bem… esses tipos de atividades podem ser muito úteis, mas apenas se estiverem realmente ensinando o que dizem ensinar. Eles podem parecer que estão ensinando lições valiosas… mas na verdade podem estar fazendo mais mal do que bem.
Por exemplo: algumas escolas oferecem cursos como “Praxis” e “Jogos no ensino”, que devem preparar os alunos para a experiência de trabalho no mundo real depois de formados. No entanto, esses tipos de cursos não necessariamente preparam os indivíduos para a vida no escritório – e às vezes até os impedem de conseguir empregos mais tarde! Isso acontece porque muitas pessoas pensam que essas opções de cursos (como Praxis) ensinam habilidades valiosas como trabalho em equipe e habilidades de comunicação interpessoal; no entanto, quando os empregadores olham os currículos dos alunos que participaram dessas aulas versus os que não participaram… Os que têm notas mais altas tendem a não ser contratados!
O seu filho precisa ter qualificações para conseguir a vaga desejada.
Qualificações são importantes para conseguir uma vaga e um bom emprego.
Qualificações são a sua carteira profissional, afinal, é ela que contém todas as habilidades e experiências que você adquiriu ao longo da vida. Elas podem ser entendidas como o conjunto de conhecimentos teóricos, práticos e habilidades necessárias para desenvolver determinado tipo de atividade na sociedade. A seleção de um profissional com determinados conhecimentos pode ser feita diretamente pelo candidato ou por meio da consultoria especializada do RH (Recursos Humanos).
Para ser bem sucedido, é necessário estar qualificado
Qualificação é um dos principais requisitos para conseguir um bom emprego. É a base para a carreira profissional, por isso você deve lutar cada vez mais por ela.
Seu filho está preparado? Se não, você pode começar a ensinar-lhe desde já algumas coisas: como se vestir e se comportar em uma entrevista; quais as qualificações que o seu futuro empregador está buscando e quais são as suas vantagens; como construir seu currículo profissional; etc. Você também pode esclarecer sobre o que significa ter uma qualificação no Brasil (ou onde ele/ela mora) e outros países, assim como explicar os requisitos da legislação local com relação às questões trabalhistas e previdenciárias.
Conclusão
Para os pais, é importante ter em mente que o mercado de trabalho está mudando, e as habilidades não são mais suficientes. Isso significa que o jovem precisa começar a pensar em uma formação profissional desde cedo. Também é importante ser independente e responsável para começar a garantir seu futuro profissional. O jovem precisa de orientação da família, mas também deve fazer parte do processo.